Steve Jobs foi brilhante, mas tinha uma personalidade forte e, em alguns momentos, até um pouco assustadora. Confira algumas regras que o antigo CEO da Apple aplicava em suas reuniões de trabalho
Segundo o site Business Insider, as empresas americanas perdem aproximadamente 37 bilhões de dólares com reuniões improdutivas todo ano. Mas a Apple de Steve Jobs não seguia por este rumo, pois o talentoso CEO utilizava três regrinhas simples durante as reuniões que, no final, faziam toda a diferença.
1 – Menos é mais
“A Apple encoraja grandes ideias, mas todo o resto deve ser pequeno”, diz Ken Segall, colaborador que trabalhou próximo a Jobs.
Steve Jobs preferia reuniões com equipes pequenas. Segall conta a história em que Jobs iniciaria uma série de reuniões semanais com a agência de anúncios da Apple, e ao perceber uma pessoa diferente na sala e a observar por alguns instantes, perguntou finalmente quem ela era. A moça, chamada Lorrie, explicou que havia sido convidada para reunião porque atuava em projetos de marketing relacionados ao tema em pauta. Após a explicação, Jobs educadamente disse:
“Eu não acho que precisaremos de você nesta reunião, Lorrie. Obrigado.”
2 – Garanta que alguém seja responsável por cada item da agenda
Dentro da Apple isso tem até um nome, Directly Responsible Individual (DRI). Graças ao DRI ninguém fica em dúvida sobre quem é responsável o por algo. Muitas vezes o nome do DRI aparece na agenda da reunião, para que todos saibam quem é o responsável.
“Qualquer reunião eficaz na Apple terá uma lista de ações”, diz um ex-funcionário. “Ao lado de cada item de ação haverá o DRI.”
Uma frase bastante ouvida na Apple quando alguém está tentando descobrir o contato certo dentro de um projeto é: “Quem é o DRI disso aqui?”
3 – Não permita que os colaboradores “escondam-se” atrás de apresentações formais
Autor da biografia de Steve Jobs, Walter Isaacson, comenta que o CEO detestava apresentações formais, porém adorava reuniões frente a frente, onde as ideias corriam livremente. Em suas reuniões semanais com o time de marketing, Jobs baniu os slideshows desejando que sua equipe debatesse os assuntos com pensamento crítico, paixão e sem depender de tecnologias.
“Eu odeio a maneira como as pessoas usam apresentações de slides em vez de pensar”, Jobs disse a Isaacson. ” As pessoas enfrentariam um problema criando uma apresentação. Eu quero que eles se envolvam, para botar as coisas na mesa ao invés de mostrar um monte de slides. As pessoas que sabem o que estão falando não precisam do PowerPoint.”
Fonte: Techinsider
Palavra-Chave: Steve Jobs Apple