quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Epidemia de Zika Vírus faz Vitória decretar situação de emergência

O Dia D de combate e conscientização quanto ao perigo do mosquito aedes aegypti será no próximo domingo (6) e contará com a ajuda do Exército


O mosquito aedes aegypti é o causador da dengue,
doença que pode levar à morte
A epidemia das doenças virais transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, como zika vírus, dengue e febre chikungunya, fez a prefeitura de Vitória declarar situação de emergência. Ainda nesta quarta-feira (2), a Secretarial Estadual de Saúde (Sesa) divulgou que, em todo o Estado, três crianças com microcefalia e outras oito gestantes já receberam o diagnóstico para a doença.
O decreto municipal será encaminhado para publicação nesta quarta-feira (2). O combate vai envolver os soldados do Exército, além das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O objetivo é garantir uma ação intensa e evitar o avanço da zika e suas sequelas, como a microcefalia.
A ação será deflagrada no próximo domingo (6), das 9 às 12 horas, com o Dia D de combate e conscientização quanto ao perigo do mosquito aedes aegypti, nos bairros da Penha, Bonfim e Itararé, locais com maior número de casos.
"Com a situação de emergência e a intensa mobilização de guerra contra o mosquito transmissor das doenças virais, queremos evitar o pior, que são as consequências graves, como a geração de crianças com microcefalia", disse o prefeito Luciano Rezende. Ele ressaltou ainda que o objetivo é prosseguir com uma ação bastante intensa durante a semana, envolvendo as lideranças comunitárias, religiosas e outras.
Fonte: Folha Vitória