Lâmpadas de LED têm se tornado cada vez mais comuns e, nesse ritmo, dentro de pouco tempo vão se tornar uma realidade em nossas casas. Além de muito mais duráveis uma lâmpada de LED pode consumir até 87% menos do que as incandescentes, fazendo deste produto uma grande ajuda na hora da economia e da preservação ambiental.
Funcionamento
O LED é um diodo emissor de luz (a sigla significa Light Emitting Diode) de tamanho muito reduzido. Porém, mesmo assim, ele apresenta uma boa taxa de luminosidade e uma lâmpada possui vários desses diodos.
Os LEDs estão cada vez mais inseridos em nosso cotidiano. Se antes eram apenas utilizados como ‘sinalizadores’ em circuitos, hoje estão presentes no dia a dia em backlight de televisores LCD, na iluminação de veículos e em semáforos, por exemplo.
As lâmpadas de LED são eficientes porque elas produzem a mesma quantidade de lúmens (fluxo luminoso) com menor gasto energético. Por exemplo, para gerar o equivalente a 1300 lúmens basta uma lâmpada de LED de 20 Watts, enquanto a mesma luz só pode ser gerada por uma incandescente de 70 Watts. Outra grande vantagem presente no LED é que sua emissão de calor é praticamente inexistente, o que auxilia na economia energética, e sua durabilidade pode chegar a ser 25 vezes maior do que a de uma lâmpada comum, chegando a uma média de 14 anos sem troca.
Preço
A luz de LED vem de semicondutores acionados por esses minúsculos chips. Uma lâmpada comum de 60 watts tem mil horas de vida. A lâmpada econômica tem 15 watts, oito mil horas de vida. Já a lâmpada de LED tem 11 watts, 30 mil horas de vida.
O LED também é mais indicado para quem procura cuidar o máximo da saúde, já que ele não emite raios infravermelho e ultravioleta, por isso não prejudica a pele das pessoas e não gera calor (reduzindo o consumo de ar condicionado).
Este tipo de iluminação é também é aconselhável para locais onde se precisa da luz durante todo o dia, áreas externas e áreas coletivas, como em elevadores e halls de condomínios, pois geram uma economia de energia significativa. Uma dica para esse tipo de ambiente é o uso de interruptores temporizados, fotocélulas e/ou sensores de presença, o que trará ainda mais benefícios econômicos.
Por durarem muitos anos, vão bem em áreas de difícil acesso, como piscinas, sacadas e jardins.
O preço de uma lâmpada LED custa a partir de 18 reais, podendo chegar até 80 reais.
As lâmpadas recomendadas são de 10W a 20W.
6000K - Ótima para ambientes como cozinha (super branco)
6500K - Ótima para corredores e quartos (super branco)
4000K - Ótima para salas de estar (amarelo)
Vantagens da substituição para lâmpadas LED
A lâmpadas de LED são as principais aliadas na otimização do uso de energia elétrica. Confira os motivos:
– Iluminam mais e consomem menos.
– Permitem direcionar a luminosidade.
– Com apenas 6 a 8 watts de potência produzem a mesma luminosidade do que uma lâmpada incandescente de 100 watts.
– São 12 vezes mais eficientes e reduzem a conta de luz em quase 90%.
– Não contém mercúrio.
– Não emitem calor e nem raios ultravioletas.


